- NOTÍCIAS DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 15/03/2024
De acordo com a convocatória oportunamente divulgada, a ARdaSERRA realizou a sua primeira assembleia geral ordinária, no passado dia 15/03/2024, na Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, com a participação de 38 associados (presencialmente ou por videoconferência).
Após a aprovação da Ata da Assembleia de Fundação realizada
no mesmo local em 08/09/203/23, foi votado um voto de pesar
pelo falecimento do associado 79 – José Augusto Domingues.
Seguiu-se a apresentação e aprovação das contas e do relatório
da Direção referentes ao ano 2023, com a explicação das
razões que levaram à constituição da associação, plenamente
justificada pela ação de informação e mobilização dos
proprietários da AIGP da Travessa. No final do ano já contava
com 92 sócios e estava a preparar as propostas que viria a
apresentar na consulta pública da OIGP Operação Integrada da
Gestão da Paisagem já anteriormente divulgadas.
O plano de atividades para 2024 prevê um conjunto de ações externas e internas para que os objetivos da ARdaSERRA possam ser atingidos, dos quais destacamos a continuidades dos contactos com as mais diversas Entidades que possas intervir na implementação da OIGP, na definição das condições de adesão dos proprietários e no modelo de governança, que até agora ainda não foi apresentado.
Para alcançar esses objetivos, propõe-se ainda:
– Insistir na criação de um serviço de apoio ao BUPI Lisboa (fundamental para acelerar a identificação dos prédios rústicos e reduzir ao máximo as situações de terrenos sem dono conhecido). – Promover reuniões com as Comissões de Melhoramentos e outras Entidades Locais para desenvolver parcerias e solicitar ao Município um espaço para a ARdaSERRA nas Festas do Concelho. – Criar uma página institucional na internet
– Constituir pelouros e grupos de trabalho para as ações a desenvolver.
– Continuar os contactos para aumentar o número de associados, em cada aldeia da AIGP. – Apoiar os proprietários e entidades com projetos de valor acrescentado dentro da AIGP.
- PONTO DE SITUAÇÃO DA PROPOSTA DE OIGP E SUGESTÕES APRESENTADAS
No dia 22 de março de 2024 a FLORESTGAL respondeu à ARdaSERRA agradecendo os contributos recebidos (entre os quais a Análise Técnica da proposta de OIGP elaborada por um associado especialista na matéria, as propostas de projetos e outras sugestões e um parecer posterior sobre a preservação do património edificado, designadamente nas hortas tradicionais). Mais informou que aguardava o agendamento da Conferência Procedimental, que envolve diversas entidades e irá propor ao governo a aprovação da OIGP. Entretanto continuamos na expectativa de nos ser seja facultada a Ata da reunião de 26/1, bem como o agendamento de novo encontro com a Entidade Gestora, para acertarmos procedimentos para o futuro.